Escolha uma Página

PORTAL STI-UFF

Seja bem-vindo(a) ao site da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Fluminense

Sobre

Superintendência de Tecnologia da Informação

A Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) é o órgão estratégico na Universidade Federal Fluminense responsável por prover de serviços e soluções de tecnologia da informação à comunidade interna (composta por mais de 70.000 pessoas entre alunos, professores, técnicos e gestores institucionais) e externa (representada pela sociedade brasileira, como um todo e diversas instituições internacionais).

Também faz parte da nossa missão pesquisar, desenvolver, executar e participar de projetos em tecnologia da informação e serviços de informática tanto internamente, nos diversos campi que compõe a UFF, como em parcerias com Municípios e Estados. Além disso, realiza-se a captação de recursos através de projetos, consultorias e serviços em TI.

Em 1974, ainda como NPD (Núcleo de Processamento de Dados) participávamos ativamente da vida corporativa da organização sendo, inclusive, responsável pelo processamento da folha de pagamento dos servidores. Nesta época a tecnologia utilizada era baseada, principalmente, em aplicações desenvolvidas em mainframe com a utilização de cartões e grandes unidades de disco.

A partir do final da década de 80, foi implantada a primeira versão de sistemas on-line com tecnologia de hardware IBM, e os softwares SUPRA, MANTIS, e COBOL.

A partir dos anos 2000, viramos o Núcleo de Tecnologia da Informação e iniciamos o processo de migração dos principais sistemas para as tecnologias cliente/servidor e web.

A partir de 2011, com a reestruturação administrativa efetuada na UFF, surge a Superintendência de TI, representada pelo superintendente Helcio Rocha. A partir desse momento, passamos a integrar a alta administração da Universidade ligada diretamente ao Gabinete do Reitor.

Equipes

Secretaria Administrativa

Mais informações

Responsável por resolver questões administrativas de toda a Superintendência de TI.

Secretaria de Governança de TI

Mais informações

Responsável por resolver questões relacionadas ao acompanhamento de demandas, agendamento de reuniões, entendimento das necessidades do usuário, questões relacionadas à contratos de TI, à serviços de TI, acompanhamento da LGPD, respostas à auditorias internas e externas, desenvolvimento  do planejamento estratégico da STI, através de métricas, relatórios, entre outras atividades.

Secretaria de Gestão de Projetos

Mais informações

Responsável por acompanhar a abertura, o desenvolvimento e a implantação  de projetos desenvolvidos pela STI.

Coordena as atividades de gerencia de projetos, entre outras atividades.

Secretaria de Inovação

Mais informações

Responsável por gerenciar, manter e operar os sistemas, serviços e soluções de inovação de TI. 

– Realizar estudos e pesquisas de soluções de inovação em TI;

– Desenvolver novos produtos e soluções inovadoras à UFF.

Coordenação de Infraestrutura, Conectividade e Segurança da Informação

Mais informações

Responsável pela coordenação das áreas de infraestrutura de TI da STI, subdivide-se nas seguintes áreas:

– Divisão de redes;

– Divisão de suporte técnico;

– Divisão de telefonia.

Além de ser responsável por questões relacionadas à Segurança da Informação.

Coordenação de Operações de Sistemas e Serviços

Mais informações

Responsável pela coordenação de todo o setor de operações de TI da Superintendência, ou seja, todos os serviços que estão em operação. Essa área está subdividida em outras áreas, conforme abaixo:

– Divisão de operações de serviços e monitoramento

– Divisão de operações de banco de dados;

– Divisão de operações de sistemas:

* Sessão de operação de sistemas e cartões inteligentes;

* Sessão de operação de sistemas de Recursos Humanos;

* Sessão de operações de sistema de graduação;

* Sessão de operações de sistema administrativos;

* Sessão de operação de aplicativos móveis;

* Sessão de operação de sistemas de gestão de conteúdo.

Assessoria de Comunicação

Mais informações

Responsável pela comunicação nos canais oficiais da STI. 

Elaboram todo o conteúdo informativo aos usuários dos serviços de TI.

Assessoria de RH

Mais informações

Responsável pela gestão de bolsistas que atuam na STI.

Início

Sobre a STI

Governança de TI

Informes

Central de Atendimento

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, 09h às 18h

Site:  app.uf.br/atendimento

E-mail: atendimento@id.uff.br

Telefone: (21) 2629-2042

Endereço: Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/n, 2º andar, Campus da Praia Vermelha - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-310

Skip to content