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PORTAL STI-UFF

Seja bem-vindo(a) ao site da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Fluminense

Governança de TI

Governança de Tecnologia da Informação

A Governança de TI é a função criada no âmbito da STI objetivando o alinhamento estratégico da TI aos objetivos da Universidade bem como adequação aos padrões determinados pela Administração Pública Federal no que se refere à melhoria da capacidade gerencial em TI, visando agregar valor aos resultados da UFF, nos campos de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Para cumprir sua função, busca-se sensibilizar a alta administração da UFF para a sua participação no processo de tomada de decisão sobre a gestão de TI, visando viabilizar as principais ações estratégicas previstas em seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) que, por sua vez, estão totalmente alinhadas aos objetivos previstos para as áreas de atuação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).          

Abaixo disponibilizamos alguns arquivos informativos e de formação que a equipe de Governança de TI da STI selecionou para promover o debate dos assuntos de Governança na Universidade Federal Fluminense.

Pretendemos compartilhar novas ideias e estimular a prática da Governança, principalmente na STI, mas também promover uma mudança de cultura em toda Universidade.

    Áreas de atuação da Governança na STI

Planejamento estratégico

Contratação de soluções de TI

Mensuração de desempenho

Gestão de portfólio de serviços e projetos

Conformidade com normas e padrões da APF

Segurança da informação

O que é Governança de TI na Administração Pública Federal?

Veja esta palestra imperdível que foi ministrada na Caixa Econômica Federal e está disponível no Youtube. O encontro aconteceu em 2012, mas os conceitos permanecem válidos e relevantes.

 

Políticas e Normas

STI

As seguintes políticas e normas foram aprovadas e divulgadas juntamente com o PDTIC pelo Comitê de Tecnologia da Informação (COTI) e publicadas através das Portarias 47.106 e 47.107 (BS 106 de 26/06/2012):

Outros documentos elaborados pela Superintendência

APF e Internacionais

Normas e Diretrizes

A STI busca estar sempre alinhada às normas e diretrizes do governo federal que envolvem a área de tecnologia de informação. Através do seguimento à estas normas e outras de relevância nacional e internacional, será possível garantir um aumento da qualidade, confiabilidade e efetividade dos serviços e produtos.

Planejamento

PDTIC

O PDTIC 2020-2022 foi elaborado no mês de julho de 2020 e aprovado pelo Comitê de Governança Digital da UFF.

Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (12.2021)

Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de dezembro de 2021.

Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (08.2021)

Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de agosto de 2021.

Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (02.2021)

Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de fevereiro de 2021.

PDTIC 2020 a 2022

Demandas priorizadas

Durante o ano de 2017 e início de 2018, foram realizadas reuniões de priorização das demandas de TI pelo Comitê de Governança Corporativa da UFF (Portaria 54.352 de 29/07/2015), de acordo com o processo: Gestão de Demandas de TI.

Em 2019 a responsabilidade de priorização de demandas passou a ser do Grupo Gestor de Apoio à Governança constituído através da Portaria 64.029 de 04/06/2019.

Foi elaborada e publicada, em julho de 2019, uma Instrução Normativa que define o procedimento para solicitação e priorização de demandas de TI na UFF, garantindo o alinhamento de TI aos objetivos estratégicos da organização: Instrução de Serviço nº 02-2019 – Alinhamento de TI.

Como resultado das reuniões, temos uma lista atualizada das 16 demandas priorizadas que servem de base para o planejamento estratégico da STI e que pode ser visualizada a seguir:

    Contratação de soluções de TI

    A STI participa de processos de contratação de soluções de TI da UFF com a fiscalização de diversos contratos e com apoio técnico ao planejamento das contratações dos demais órgãos da universidade.

    Estas contratações necessitam estar alinhadas à regras definidas para os órgãos da APF no que se refere ao planejamento da contratação, seleção de fornecedor e gestão do contrato.

    Relação de Contratos fiscalizados pela STI em abril de 2021

    Processos STI

    Processos da GTI

    Os principais processos de Governança de TI encontram-se disponibilizados no portal de processos da STI.

    Acesse aqui 

    Resultados

    Painel Operacional de TI
    Progresso de Projetos
    Dashboard de Projetos

    Frameworks principais

    A Governança de TI só pode ser realizada com base em uma boa gestão, desta forma buscamos promover as melhores práticas. Para servir de base para o plano de Governança da STI, destacamos três principais frameworks: COBIT, PMBOK e ITIL.  

    Acesse os sites oficiais:      

    Início

    Sobre a STI

    Governança de TI

    Informes

    Central de Atendimento

    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, 09h às 18h

    Site:  app.uf.br/atendimento

    E-mail: atendimento@id.uff.br

    Telefone: (21) 2629-2042

    Endereço: Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/n, 2º andar, Campus da Praia Vermelha - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-310

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